.

.

Hapatite B



Dieta para hepatite b
hepatite B é uma doença causada por uma infecção viral. O vírus está localizado principalmente no fígado, mas também está presente no sangue e fluidos corporais.  Não existe uma dieta específica para a hepatite B, mas orientações dietéticas e saber o que comer para hepatite b podem ajudar a ter um fígado saudável. O objectivo de uma dieta saudável para a doença de fígado é a de impedir a progressão da doença e gerar novas células hepáticas.
Para a maioria das pessoas, dieta específica para a hepatite B é baseado nos mesmos elementos como recomendadas para uma dieta saudável. Os pacientes diagnosticados com hepatite B devem consumir alimentos que estimulam a saúde do coração (frutas, legumes, cereais integrais), quantidades limitadas de gordura e precisa controlar seu peso. Álcool irá ser totalmente evitado.
A maioria das pessoas com hepatite B não necessita de uma dieta especial, o mais importante é tentar comer alimentos saudáveis e não se tornar uma pessoa obesa.
Hepatite B, fígado e dieta
Tudo o que uma pessoa come e bebe passa através do fígado. O fígado transforma os alimentos em energia, que também armazena os produtos químicos necessários para a vida.
O seu figado produz nutrientes necessários ao organismo para:
·         Construção de células
·         Fornecer energia
·         Manter as funções normais do corpo.
Progressão da hepatite no fígado
Uma dieta inadequada pode causar problemas de fígado numa pessoa com hepatite B. Se a dieta possuir muitas calorias a você vai ganhar peso. Excesso de peso está ligado à acumulação de gordura no fígado, um fenómeno conhecido como o fígado gordo.
Ao longo dos anos, o fígado gordo pode contribuir para o desenvolvimento de cirrose em algumas pessoas com hepatite B. Foi demonstrado em vários estudos que o fígado gordo e excesso de peso diminuem a eficácia do tratamento.
Algumas toxinas actuam rapidamente. Por exemplo, comer cogumelos venenosos pode causar insuficiência hepática e morte em poucos dias. Outras toxinas tais como o álcool destroem o fígado ao longo do tempo.
Uma dieta adequada para a hepatite B pode ajudar a melhorar o estado do fígado numa pessoa que sofre desta doença. Uma dieta equilibrada irá encorajar o bom funcionamento do fígado e reduzir o risco de cirrose hepática. Além disso, pode ajudar o sistema imunológico a ficar forte e combater a doença.
Uma dieta adequada pode ajudar a reduzir a gordura corporal e equilibrar o açúcar no sangue. Isto reduz o risco de diabetes.

Manter um peso saudável
Muito ou pouco peso pode permitir a hepatite B avançar mais rápido. Mas o que é um peso saudável? O Índice de massa corporal é uma medida que pode ajudar a calcular a sua faixa de peso saudável. Pergunte ao seu médico para recomendar um nutricionista para ajudá-lo a atingir um peso saudável.
O excesso de peso pode suportar a acumulação de depósitos de gordura no fígado (esteatose hepática) e testes de função hepática são anormais.
O excesso de peso pode aumentar o risco de:
·         Hipercolesterolemia
·         Diabetes
·         Doenças cardiovasculares
·         Pressão alta
·         Certos tipos de cancro
Pessoas que perdem peso podem reverter essas mudanças de forma gradual. Manter um peso saudável pode melhorar os níveis de enzimas hepáticas e melhorar a fibrose hepática. Você deve evitar as “dietas da moda”, pois a perda de peso rápido pode sobrecarregar o fígado.
O exercício é importante não apenas para a perda de peso, mas também para:
·         Estimular o apetite
·         Aliviar alguns dos efeitos colaterais dos medicamentos usados para a hepatite B (se você usar)
·         Reforçar o sistema imunológico
·         Melhorar o seu bem-estar.
Os exercícios de baixo impacto são os melhores. Escolha um e aumente gradualmente o seu tempo e nível de actividade física (15-30 minutos 3 a 5 dias). Comece com uma caminhada de 10 minutos.

Medicamentos e dieta para hepatite B
Alguns dos medicamentos utilizados para o tratamento da hepatite B podem diminuir o apetite. Depois disto, o paciente irá se sentir fraco e terá um mau estado geral. É importante que aqueles que seguem um tratamento da hepatite B, a mantenham uma dieta saudável e equilibrada, mesmo após o tratamento ser interrompido.
O corpo necessita de nutrientes e alimentos saudáveis para combater a hepatite B, e para reparar os danos causados pela doença ao longo do tempo.
Sugestões para uma dieta saudável durante o tratamento para a hepatite B:
·         Caminhar e fazer exercícios e alongamentos antes das refeições
·         Tentar comer entre 4-7 pequenas refeições ao longo do dia, em vez das refeições grandes .
·         Beba líquidos com uma palha se você achar que o seu cheiro torna-os menos atraente.
·         Beba muita água.
·         Mantenha sempre à mão lanches e petiscos que não precisam de estar no frio ou que se estragem, perto dos locais onde passa o seu tempo.
·         Evite álcool
·         Quando possível, não beba líquidos entre as refeições, pois podem fazer você se sentir cheio mais cedo.
·         Evitar alimentos gordurosos e fritos, pois eles são por vezes difíceis para o fígado.
·         Evitar lacticínios
·         Evitar refinados derivados de açúcar, como bolos, biscoitos, doces e gelados; ou alimentos com açúcar branco
·         Incluir vegatais, abóbora, grãos integrais, leguminosas, peixe, frango organico e peru.
·         Comer fruta.
·         Reduza o seu nível de actividade de modo a corresponder ao seu nível de energia.
·         Assista a programas de culinária e leia livros de receitas de culinária saudável.
Em resumo…
A maioria das pessoas com hepatite B tem uma dieta que não é diferente de a dieta adequada para as pessoas que não têm hepatite B.
As pessoas com hepatite B devem comer alimentos saudáveis para o coração (tais como frutas, vegetais e grãos integrais) e limitar a sua ingestão de gorduras, bem como manter um peso saudável. Uma boa dieta para a hepatite B também envolve a eliminação do álcool e ter cuidado com os suplementos alimentares .
Uma consulta com um nutricionista é o ideal para uma dieta específica para suas necessidades.




Como interpretar o teste da hepatite B
11/08/2014

A importância de uma pessoa realizar o teste da hepatite B tem como objetivo determinar se a infecção está presente, se existe imunidade ou se a pessoa esta sem defesa contra o vírus. Com um dos três resultados o médico indicará o melhor a ser feito em cada caso.

Indivíduos com risco de estarem infectados deveriam testar os seguintes marcadores:

- HBsAg - É o chamado antígeno de superfície do vírus, um marcador que indica infecção atual.

- Anti HBs - Indica se existem anticorpos contra a hepatite B, os quais podem ser por causa da vacina ou de uma infecção anterior curada espontaneamente.

- Anti HBc total - Chamado anticorpo "core" da hepatite B indicando uma infecção prévia.

- Anti HBc IGM - Anticorpo que indica uma infecção que aconteceu recentemente.

Para um diagnostico correto o médico estará interpretando a combinação de resultados, nunca se guiando por um deles de forma isolada.

SITUAÇÃO 1 - Anti HBs com resultado negativo e os outros três (HBsAg; Anti HBc total; Anti HBc IGM) todos com resultados positivos indica uma infecção que pode ter acontecido há menos de seis meses (infecção aguda).

SITUAÇÃO 2 - Anti HBs e Anti HBc IGM com resultado negativo e os outros dois (HBsAg e Anti HBc total) com resultados positivos indica uma infecção crônica da hepatite B, isto é que a infecção aconteceu há mais de seis meses e necessita de acompanhamento com um médico especializado devido ao risco de desenvolver cirrose ou câncer de fígado.

SITUAÇÃO 3 - Anti HBs com resultado positivo ou negativo, o HBsAg com resultado negativo e o Anti HBc com resultado positivo indica que a pessoa resolveu (curou) a hepatite B estando imune a uma reinfecção. Mas o médico (especializado) deverá solicitar exames complementares porque pode ser um caso de hepatite B oculta ou ter risco de reativação em caso de imunossupressão que pode até ser causada pelo uso de medicamentos (ex: rituximab).

SITUAÇÃO 4 - Anti HBs com resultado positivo e o HBsAg e o Anti HBc com resultados negativos indica que a pessoa tomou a vacina. O Anti-HBs deve ser realizado na modalidade "titulado" e se o resultado é superior a 10 indica a presença de anticorpos que protegem contra uma infecção pela hepatite B. Indivíduos curados espontaneamente também apresentam este resultado.

SITUAÇÃO 5 - Anti HBs; HBsAg e Anti HBc, todos com resultados negativos indica que a pessoa não tem hepatite B, mas que também não apresenta imunidade, devendo imediatamente ser vacinado com as três doses da vacina para prevenir a hepatite B.

Resumindo, a interpretação dos resultados pode ser realizada por médicos não especialistas, mas se a pessoa se enquadra nas primeiras quatro situações dos resultados acima o paciente deve ser encaminhado a um médico especialista para a realização de exames complementares e definir se deve iniciar, ou não, o tratamento da hepatite B.

Somente na situação 5 é que o médico deve encaminhar o paciente para vacinação.
- See more at: http://hepato.com/p_hepatite_b/014_hbv_port.php#sthash.rVQwy9WX.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário